terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Valores... mas que valores?!

Tá aí uma coisa que eu queria falar sobre faz tempo... mas achei que devia começar meu blog escrevendo um texto mais leve! Enfim, vamos falar dos tais valores! Já reparou como hoje em dia tu tens um valor muito maior pelo que os outros procuram em ti ao invés de ter valor pelo que tu apresentas de bom aos outros?!

Vou simplificar a frase acima: podemos ser pessoas ótimas em alguns aspectos e não sermos quistos como boa gente por alguns elementos. Os valores estão deturpados, se inverteram, trocaram de lugar! No mundo de hoje, tem valor não quem fala bem a verdade, mas sim quem mente melhor ainda! A beleza é fundamental e necessária, mas até que ponto a beleza pode ser determinante no sucesso ou fracasso seu ou meu?

Quem nunca se sentiu um pedaço de carne no açougue quanto estava na balada ou então não se sentiu um inseto de tão feio, apenas pelos olhares de terceiros? Por que te olham da cabeça aos pés antes de sequer trocarem uma palavra contigo e conhecer seu tom de voz e suas idéias gerais a respeito da vida?

Pois é... a construção do nosso valor atrelado à mente alheia é feita muito mais pelo físico que pelo intelecto, e eu me pergunto: até que ponto isso é válido? Se você se achar uma pessoa feia, então você não tem nada de interessante a apresentar aos outros ou os outros é que não irão querer ver nada de interessante que você possa apresentar?

Queria encerrar essa postagem me fazendo uma outra pergunta: qual a MINHA culpa e qual o peso das MINHAS atitudes para determinar a maneira como o mundo vai interargir comigo?!

Uma das coisas boas de ir ficando mais velho é que a gente vai sacando que o mundo não é assim tão frio e ruim e que, sim, existe uma maneira muito prática de atrelar valor à sua pessoa e cativar os outros: sorria, seja educado, polido e sempre trate os outros como gostaria de ser tratado! Eu aprendi que a boa educação e a maturidade de caráter e atitude nos trazem muitos benefícios além de paz de espírito... eles nos trazem reconhecimento, admiração e respeito pela parte alheia!

Concluindo: se a vida não lhe deu beleza ou se você não se considera uma pessoa bonita, não se desespere! Há vias alternativas e mais fáceis de crescer no conceito das pessoas... é só usar de tudo que há de melhor em você! E deixe a má educação e os maus modos pras pessoas que se consideram lindas e se dão o direito de ser fúteis e arrogantes até dizer chega, pois um dia a beleza delas passa - e quando elas perceberem isso, será tarde demais!

Um comentário:

  1. Grande amigo Celo, creio que irei escrever meu primeiro comentário em seu blog. Admiro miuto um blog, admiro a atitude, ainda mais vindo de você.


    O que posso dizer? Celo, creio que o preço da "maldade" (de ser fútil, de mentir, de sei lá...ser 'foda' desse jeito). É um preço que a própria pessoa que o é, paga. Custa, ao organismo, ser "nojento", na vida. Tente você um dia. Uma pessoa que digamos, vive desse modo, acaba sendo (para resumir, nao vou te explicar nenhuma teoria de psicanalise agora né?) muito infeliz. :) No entanto...seria interessante você explorar isso mais no teu blog. Explorar como essa "nojentice", digamos.
    Ocorre na vida real. Gostei muito do ponto de vista teu e ach oque esse assunto te toca, e é muito bom quando um assunto toca a uma pessoa; pois aí saem as melhores produções. Abraços e continua com sorte aí na tua escrita. Pedro

    ResponderExcluir