domingo, 1 de fevereiro de 2009

Das nossas opiniões...

Esses dias eu assisti um video no youtube (santo site!!) de 1998, onde o então ministro da saúde no governo FHC, José Serra, critica abertamente o fato de Maria da Graça Meneghel - mais conhecida como Xuxa - ter sido mãe solteira, detonando sua maternidade sem a figura de um pai, dizendo que isso incentiva as milhares de fãs adolescentes e até crianças a terem seus futuros filhos como "produções independentes"! Piada pronta pra mim isso, mas Xuxa respondeu na mesma moeda, calando a boca do ministro, com muita classe e vigor - marcas registradas suas ao longo de toda sua carreira, aliás. Não, não estou escrevendo pra defender a Xuxa ou qualquer outra celebridade, até porque não sou dado a assumir publicamente paixão por ídolo algum... só usei esse caso como exemplo para o que eu quero falar hoje! A quem interessar, segue o link do video: http://br.youtube.com/watch?v=FI7khlJEdxU

Hoje eu resolvi mudar um pouco minha linha de abordagem, pois eu ando muito repetitivo, de acordo com meu amigo Rafael! HAHAHAHA! Tá certo... eu andei me relendo e acho que tô bem repetitivo mesmo... mas o canceriano tem essa particularidade: ás vezes a agulha da vitrola enrosca e alguém tem que dar um tapinha pro disco voltar a tocar direito!

Você, muito provavelmente, já levou um cala boca ou um fora de alguém por expressar sua opinião ou ponto de vista quando o mesmo não é pedido, ou até mesmo quando ele é pedido mas não é dito o que a pessoa queria ouvir de você! Não se zangue, não responda e nem retruque! Fique na sua! Eu sou do ponto de vista que pensa que ferida não cicatriza ferida, ou seja: responder e iniciar uma discussão por levar um corte - nesses casos, que fique BEM claro! - nunca é algo saudável, pois os seres humanos são inseguros, imaturos e frágeis nas horas em que mais se espera força e maturidade deles!

Sim! Muito provavelmente você não é assim tão inseguro e imaturo, mas muitas das culpas e responsabilidades por coisas ruins que são atribuidas a você não são suas, mas sim dos outros! Os psicólogos chamam isso de projeção! Você sofre muitas projeções ao longo do seu dia, mas também projeta muitas coisas nas outras pessoas!

Quantas pessoas você já não sentiu raiva ou falou mal, querendo, na verdade, estar na pele da pessoa, vivendo a vida dela? E quantas pessoas já não fizeram isso com você? Parando pra pensar, você vai descobrir o porquê muitas das inimizades que conquistou - gratuitamente, na maioria das vezes!

Enfim... era isso que eu queria refletir hoje... o quanto as nossas opiniões importam ou não pros outros! Lembre do caso da Xuxa e do José Serra: quem fala o que quer, ouve o que não quer! Então, por isso, é bom preparar-se pra ouvir todo o tipo de fora, ainda mais quando você se considerar ou for considerada pelos outros uma pessoa bocuda!

=)

Um comentário:

  1. Há também aqueles que, depois de tantos foras levar, decidem deixar de expressar suas opiniões. Primeiro pra evitar esses foras aí, que são razão de stress, já que stress engorda e tratamento pra essas coisas custa tempo e dinheiro; depois, porque acha que suas opiniões são tão legais, tão espirituosas, que poupa o mundo delas, divertindo-se sozinho, numa espécie de egoísmo. Não contando pra ninguém o quanto é feliz desse jeito, assistindo a comédia humana de longe, só como espectador.

    Te adoro muito, meu amigo lindo.

    Thiago Balieiro.

    ResponderExcluir